terça-feira, 6 de dezembro de 2011

COMO PRESERVAR A FERTILIDADE


Chega então o momento em que a mulher apresenta o desejo da maternidade...

A questão é que, às vezes, a mulher ainda não encontrou seu parceiro ideal ou, ainda, por motivos pessoais, profissionais, ou de saúde, os anos se passaram. Mas isso não é motivo para desesperar-se. A preservação da fertilidade já é uma realidade e permite que esta mulher ainda possa alcançar a maternidade. Além disso, as técnicas de reprodução assistida são grandes aliadas para as mulheres que já atingiram a maturidade. 
 

Vários fatores relacionados à qualidade de vida, como o estresse, o tabagismo, o uso de drogas e a ingestão de bebidas alcoólicas, podem estar relacionados à diminuição da fertilidade. Aqui estão alguns métodos que podem melhorar o potencial fértil de uma mulher:
I) Não fumar: O cigarro prejudica a qualidade dos óvulos, pode levar à menopausa precoce e aumentar a chance de abortamentos.
II) Não ingerir bebidas alcoólicas: O álcool altera o funcionamento dos ovários, levando à anovulação e aumento do risco de abortamentos..
III) Evitar o estresse: Sob estresse, a mulher tem diminuição da libido e da imunidade, alterações hormonais e irregularidades do ciclo menstrual. O ideal é buscar qualidade de vida, fundamental para a saúde reprodutiva.
IV) Bons hábitos: Ter alimentação correta e fazer atividade física regular. Evitar comportamento de risco, como relacionamento com múltiplos parceiros. Usar preservativo em todas as relações sexuais. Com esses cuidados, previnem-se inflamações genitais.
V) Controle do peso: A obesidade e a anorexia causam distúrbios hormonais que causam a infertilidade. Mantenha o Índice de Massa Corporal (IMC) entre 19 e 25 kg/m².

Um fator que também pode comprometer o potencial fértil feminino é o aparecimento de doenças, como, por exemplo, o câncer, cujo tratamento (quimioterapia e radioterapia), tem um efeito danoso sobre o aparelho reprodutor, podendo ocasionar infertilidade transitória ou até permanente.

Nestes casos, já é possível prevenir-se com práticas como o congelamento de óvulos, de tecido ovariano, ou de embriões. Quando a mulher puder engravidar, utiliza-os no momento ideal. Já que é possível preservar sua fertilidade, o primeiro passo é buscar um especialista, que irá orientá-la a respeito dos métodos possíveis.

A Preservação da Fertilidade é um campo da medicina que está se desenvolvendo rapidamente. Seu objetivo é dar alternativas para proteção da fertilidade de mulheres e homens que querem postergar a gravidez, quando estão a realizar tratamento de alguma doença, ou em outras situações especiais. O importante é ter em mente que sempre existe uma alternativa para a realização do sonho de ser mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário