TRATAMENTOS


INDUÇÃO DA OVULAÇÃO
Tratamento que visa o desenvolvimento de 1 a 2 folículos ovarianos por ciclo, com a utilização de protocolos elaborados de acordo com o perfil de cada paciente, aumentando as chances de fecundação através do coito programado. É essencial a monitoração da resposta ovariana ao uso dos medicamentos, através da ultrassonografia transvaginal seriada, com avaliação do tamanho dos folículos e da espessura do endométrio, para determinar o dia ideal da rotura folicular e do coito.
INSEMINAÇÃO INTRA-UTERINA (IIU)
Consiste na deposição de espermatozóides, preparados no laboratório, dentro do útero. Realiza-se a estimulação ovariana para desenvolvimento de mais de um folículo para aumentar a chance de sucesso. Mais utilizada nos casos de infertilidade por fator cervical e fator masculino de causa ejaculatória.
FERTILIZAÇÃO IN VITRO
A fertilização ocorre fora do útero da mulher, no laboratório. È realizado estímulo ovariano com o uso de medicações e, em seguida, a punção folicular para captura dos óvulos, que serão colocados juntamente com milhares de espermatozóides para serem fertilizados em laboratório. Após o desenvolvimento dos embriões, estes serão transferidos para o útero materno.
INJEÇÃO INTRACITOPLASMÁTICA DE ESPERMATOZÓIDE (ICSI)
Em casos de infertilidade masculina severa, com a aplicação desta técnica, muitos casais atingem seu sonho. A técnica consiste na injeção de um único espermatozóide dentro do óvulo, através de manipuladores acoplados ao microscópio, e conseqüente fertilização.
ASSISTED HATCHING (laser)
Consiste em fazer uma abertura na zona pelúcida do embrião para facilitar a saída das células na hora da implantação. O Assited Hatching pode melhorar as possibilidades de implantação nos casos de embriões com zona pelúcida espessa, embriões descongelados, e nos casos de pacientes acima dos 40 anos de idade e/ou com falha prévia de FIV.
DIAGNÓSTICO PRÉ-IMPLANTACIONAL (PGD)
Identifica os embriões portadores de alterações genéticas, antes da transferência para o útero. Somente os embriões saudáveis são transferidos, prevenindo a transmissão de doenças genéticas. Com a identificação dos embriões geneticamente normais, somente os embriões saudáveis serão transferidos, aumentando o índice de sucesso de uma gestação e beneficiando casais.
CONGELAMENTO DE ÓVULOS E ESPERMATOZÓIDES
Utilizado por mulheres que desejam postegar a maternidade. A criopreservação ou congelamento de gametas tem ainda o objetivo de garantir a fertilidade de homens e mulheres que irão se submeter a procedimentos e tratamentos que possam prejudicar a sua fertilidade, como por exemplo nos casos de câncer.