terça-feira, 27 de agosto de 2013

IDADE DA MULHER X FERTILIDADE


A infertilidade atinge cerca de 15% dos casais, podendo a causa dever-se a problemas do homem, da mulher, ou de ambos. A idade é fator primordial nas mulheres, sendo ideal se ter o primeiro filho até os 30 anos. As mulheres têm adiado a primeira gestação por mudanças nos papéis e nas suas aspirações.

A disponibilidade e a eficácia dos vários métodos contraceptivos também têm papel importante. A sociedade não percebeu que a função reprodutiva da mulher tem um limite. A idade da mulher sempre é o principal fator prognóstico nos tratamentos de reprodução assistida.

O declínio da fertilidade após os 35 anos de idade tem sido documentado, além do aumento das taxas de doenças cromossômicas e complicações obstétricas. Deve-se lembrar ainda do risco aumentado de abortamentos espontâneos. Atualmente os casais pensam mais antes de ter filhos.

Quando o casal procura o médico, deve ter um processo contínuo de investigação e tratamento, enfatizando que ambos os parceiros estão envolvidos na investigação diagnóstica da infertilidade.

A avaliação da mulher consiste desde exames laboratoriais (dosagens hormonais), a exames para avaliação das trompas uterinas (histerossalpingografia), da reserva de folículos ovarianos (ultrassonografia transvaginal) e da cavidade uterina (histeroscopia).

As alterações dos homens com a idade também podem ser significativas, e devem ser submetidos à avaliação do sêmen (espermograma), avaliação dos testículos (ultrassom doppler de bolsa escrotal) e avaliação laboratorial (hormonal). O tratamento tem o objetivo de reduzir o tempo necessário para conceber.

Mudanças importantes na prática da infertilidade ocorreram nas ultimas décadas, principalmente com a introdução da fertilização in vitro e outras técnicas de reprodução assistida, que aumentaram a possibilidade de tratamento e deram a oportunidade a casais de terem um filho.

Tabela: Taxa de fertilidade ao longo de um ano. Os gráficos referem-se a mulheres sem problemas de fertilidade.
Fonte: Management of the Infertile Woman, de Helen A. Carcio, e The Fertility Sourcebook, de M. Sara Rosenthal

Nenhum comentário:

Postar um comentário